segunda-feira, 28 de abril de 2008

Resultado da Última Enquete do Blog

A pergunta foi:
"Manipulação Genética" e "Poluição Ambiental" foram 2 dos novos 6 pecados capitais inseridos pelo papa Bento XVI. O que você acha disso?

Não concordo com a inserção de nenhum dos pecados (0%)
Concordo somente com a inserção da "manipulação genética" (5%)
Concordo somente com a inserção da "poluição ambiental" (58%)
Concordo com a inserção dos dois pecados (11%)
O papa Bento XVI só quer chamar atenção para si (23%)

Parece que há um consenso de que a poluição ambiental é muito prejudicial, lógico. E aí, o que vocês pensam disso?

Valeu!

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Peixe Sobrevive Sem "Reprodução"

Cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, estão pesquisando como a espécie de peixe Poecilia consegue sobreviver sem reprodução sexuada há pelo menos 70 mil anos. A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira, em artigo publicado na revista científica BMC Evolutionary Biology. A característica dessa espécie é surpreendente porque a reprodução assexuada costuma provocar extinção.
A população desses peixes, encontrados no estado americano do Texas e no México, é constituída apenas por fêmeas que se reproduzem por ginogênese, ou "acasalamento" com machos de outras espécies, em que o espermatozóide apenas estimula os óvulos, não fecundando-os. O resultado são clones da mãe.

Fonte: National Geographic Brasil

Valeu!

domingo, 20 de abril de 2008

Todo o Trabalho de DARWIN na Web

Desde o dia 16 de Abril todo o trabalho de Charles Darwin está ao alcance de todos. No site darwin-online.org.uk. No site, em inglês, é possível encontrar os primeiros esboços da sua teoria da Seleção Natural, anotações da sua viagem ao bordo do Beagle e até o livro de receitas da sua esposa Emma.
São cerca de 20 mil itens e 90 mil imagens que por décadas foram acessados apenas por acadêmicos. Os documentos foram doados pela família de Darwin em 1942, mas a instituição os recebeu apenas após a Segunda Guerra Mundial.

Valeu!

domingo, 13 de abril de 2008

Grão de Pólen na Net

O Jornal Grão de Pólen agora está disponível em arquivo .pdf na net!
Para ler a publicação basta clicar aqui. (Grão de Pólen Nº 2, o mais recente)
Para ler o Nº 1, clique aqui. É possível que o download demore, mas é só esperar um pouco. A janela deverá ficar por um tempo dizendo "conectando", mas isso é normal.
No álbum de fotos do CABio UFPI no orkut os jornais também estão disponíveis. Só para lembrar, no próximo mês sai mais um jornal, mandem-nos sugestões, textos, charges, artigos, enfim, o que quiserem!

Valeu!
cabio@ufpi.br

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Resultado da Última Enquete do Blog

A pergunta foi:
Você concorda com a realização da Calourada no Espaço Noé Mendes?

Sim 75%
Não 25%

Muita gente apoiou a idéia, mas deixaram a ressalva das fortes chuvas e de que, se fosse possível algum lugar melhor, considerando a distancia, que este fosse utilizado. Achamos que na próximas semanas podemos ter novidades! Aliás, BOAS NOVIDADES! Aguardem!

Valeu!
cabio@ufpi.br

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Avisos aos Navegantes

1) Calourada de Biologia: Pessoal, não sei se vocês sabem, mas a calourada tá um pouco enrolada por problemas: Antes as calouradas podiam ser feitas no próprio bloco da Bio, mas no ano passado foi proibido isso. Então pra gente restou a possibilidade do Noé Mendes, mas alguns alunos reclamaram da distância. Bem, essa é a nossa possibilidade. Pra saber a verdadeira opinião de vocês nós colocamos uma enquete no blog para saber se concordam com uma calourada lá. A enquete será fechada nesta segunda ao meio-dia. Se optarem por sim, mandaremos já o documento para solicitar o espaço.

2) Camisas da Biologia: Nas fotos do nosso perfil no orkut (o link está ali abaixo, neste blog) tem um modelo de camisas que pediram para nós anunciarmos. Na legenda da foto tem o pedido também para que vocês deêm a opinião. Se gostarem, nós vamos atrás. Porém, até agora, muito pouca gente opinou.Opinem no próprio perfil com um scrap se está bom ou não. Se gostarem, vamos atrás também.

3) Na ultima reunião da assembléia na Biologia, foi discutido o problema das disciplina de genética e fisiologia animal, que muitos não conseguiram pegar. Nós já colhemos assinaturas de 19 alunos para a disciplina de genética para tentar abrir uma nova turma. A de fisiologia animal ainda faltam vários alunos. A turma só pode ser aberta se tiver, no mínimo, 18 alunos. Então, continuando, na reunião foi avisado que relamente está dificil de abrir novas turmas, pela falta de horário dos professores. Mas de qualq forma, tentaremos solicitar. Infelizmente, não podemos garantir que será ofertada.

4) LIG: Na mesma reunião foi discutido sobre o LIG, que está sem internet. A resposta é que a UFPI teve um problema e cancelou o contrato coma empresa que, digamos assim, cuidava do sistema de informática da UFPI. O CABio já pediu ao departamento para tentar regularizar a situação. A chefia já o fez. Porém o problema não está na Biologia. Mas quando tudo se normalizar, deverá ser recuperada a internet no local.

Valeu!
Cabio@ufpi.br