quinta-feira, 3 de julho de 2008

Orkut, P2P e afins bloqueados pelo NPD

O NPD (Núcleo de Processamento de Dados - UFPI) mandou e-mails para os ufpianos avisando da última decisão quanto ao bloqueio de sites como orkut e P2P (EMULE, KAZAA, ETC.). Segue a íntegra do e-mail enviado ao endereço do CABio:

"Caros Usuários,

Desde do início de 2007 recebemos diversas solicitações para bloqueio de alguns sítios na Web, em virtude de problemas relacionados a Vírus e por atrapalharem bastante o andamento das aulas em laboratórios.

Por conta disso, a partir do principio desse mês, iniciamos o bloqueio ao sítio Orkut DURANTE O HORÁRIO COMERCIAL. Acreditamos que o Orkut seja um sítio muito interessante para comunicação, mas como ele tem gerado mais maleficios que beneficios à nossa instituição, resolvemos bloquea-lo, até que possamos pensar em uma solução mais adequada ao problema.

Informamos também que iniciamos a configuração do bloqueio de programas P2P, tais como eMule, eDonkey, Kazaa, que normalmente estão associados a distribuição de conteúdo ilegal na internet, como filmes, músicas e etc. Embora esse tipo de programa também possa ser utilizado para fins legais, a grande maioria dos seus usuários o utiliza para fins ilegais.

Já recebemos várias denuncias de distribuição de conteúdo ilegal partindo da UFPI e, por conta disso, tivemos que preencher diversos relatórios justificando a causa desses problemas, evitando assim pedidos de idenizações a nossa instituição.

Certos da compreensão de todos, ficamos abertos a sugestões que possam vir a melhorar nosso funcionamento.

Equipe do NPD."

Valeu"
cabio@ufpi.br

Nenhum comentário: